terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JANEIRO COM ARTE EM SOURE -MARAJÓ -BRASIL


]
]
]
]
 Mangue
 
]ponte para praia Barra Velha
]1. Último julgamento (detalhe) 1500-1510 para 
Igreja de São Vicente, 
Windows 
Rouen, o Museu de Belas Artes 
Foto MBA Rouen]]

]

Desde 1967, Museu Goeldi realiza estudos pesqueiros
Lourdes Furtado*
Desde 1967 o Museu Goeldi, no âmbito das Ciências Humanas, ampliou o seu olhar científico para as sociedades pesqueiras ou haliêuticas, um dos segmentos sociais amazônicos de alta complexidade e significação para as relações entre o homem e o meio ambiente. Nesse aspecto, sob a orientação de Eduardo Galvão, direcionou equipes para estudar as condições sociais, econômicas e culturais de povos cuja a base de vida se assenta no universo das águas e nos recursos naturais biodiversos.
Em mais de quatro décadas, esses estudos se diversificaram tematicamente gerando teorias e metodologias significativas para a compreensão e a interpretação do modus vivendi e do modus operandi da gente do mar, dos rios, furos e igarapés e dos lagos amazônicos. Gerou linhas de pesquisa aplicadas na instituição e na UFPA (PPGCS); tem formado e capacitado estudantes para a pesquisa antropológica através de bolsas do CNPq e de agências de fomento estrangeiras; e orientado pesquisadores em nível de doutorado, mestrado, especialização e graduação.
A água como fator transversal da vida humana tem sido a base de análises e de interpretações dos pesquisadores, tecnologistas, bolsistas e estagiários do Grupo de Pesquisa Populações Haliêuticas: Dinâmicas Sociais, Gestão de Territórios e Relações Interculturais – RENAS III - (EPHal), certificado no CNPq. Encontra nas comunidades humanas de pescadores da Amazônia incondicional parceria na produção.
* Antropóloga, Pesquisadora Titular da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Paraense Emilio Goeldi.
Serviço: O Simpósio Museu Goeldi na Amazônia: 45 Anos de Estudos Pesqueiros Em Ciências Humanas acontece nos dias 2 e 3 de outubro, no Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Avenida Perimetral, nº 1901, Terra Firme. Realização: Projeto Renas- Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o seu Meio Ambiente, Laboratório de Antropologia e Meios Aquáticos (LAMAq) e Coordenação de Ciências Humanas, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

Nenhum comentário: