Em dezembro de 2012, a pintura de Edward Hopper outubro em Cape Cod (foto abaixo à direita) foi vendido em leilão por Christie para 9.600 mil dólares americanos (7.100.000 €). Nada de anormal nisso, você poderia dizer. Mas o comprador não estava no quarto, e nem mesmo no final de um telefone, mas observando o leilão ao vivo através de uma corrente online. Isto é, até agora, o máximo que alguém já pago por uma pintura que se candidatem através da internet.
O número de leilões on-line que foi realizada a partir de sete em 2012 para 50 em 2013 Eles vêem on-line como uma forma vital para atrair novos clientes - 45% dos compradores na plataforma online eram novas para a Christie, e dizem que os inscritos para oferta veio de mais de 100 países.
Arqui-rival da Christie, Sotheby, é, talvez, ainda sofrendo de uma joint venture falhou com Amazon no início de 2000 (ver quadro página 44). Ele não tem planos de introduzir somente online leilões, apesar de licitação on-line aumentou 50% em 2013 No ano passado, a Amazon lançou suas próprias coleções de alta qualidade e local de belas-artes. Atualmente, possui mais de 100 itens listados variam de R $ 100.000 a US $ 5 milhões.
O desenvolvimento mais interessante na compra on-line, no entanto, vem de fora da casa de leilões com painéis de carvalho das grandes casas de Mayfair. Para um número de anos, algumas casas de leilões baseadas na web foram florescendo, como o saleroom.com e bidder.com no Reino Unido, bidspotter.com em os EUA e muitos-tissimo.com na Alemanha. Ao invés de obras de arte e jóias, você pode comprar qualquer coisa nesses sites, desde antiguidades a pecuária, maquinaria industrial e brinquedos. E isso antes mesmo que você tenha mencionado eBay.
"Percebemos uma lacuna no meio para final acessível do mercado e achamos que houve ganhos de eficiência a ser tido", diz Blythe. "Quando montamos o negócio pensamos muito que estaríamos nesse fim". Na verdade, porém, alguns foram para somas superiores. Ela não vai falar de números, mas um item em uma outra venda é dito ter ido para dezenas de milhares.
"Nós normalmente não imprimir catálogos, apesar fez um para a nossa venda Africano de Arte Contemporânea, que teve lugar em Outubro passado, uma vez que era uma aventura em um novo mercado para nós. Caso contrário, temos apenas enviou todos os itens à venda no site e adicionar as notas relevantes para cada item. "Se necessário, eles podem exibir as imagens que eles querem de uma peça, assim que um comprador pode ter uma boa idéia do que como é, e não tem que vê-lo em carne e osso.
Ele diz que, para colecionadores, a compra on-line não é grande coisa nos dias de hoje. "Um monte de vendas de tijolos e argamassa galerias são feitas por jpeg. Um monte de colecionadores, incluindo minha família, não são necessariamente a comprar mais apenas se vimos as obras de real.Esta é uma clara tendência que começou há alguns anos e está se tornando cada vez mais proeminente ", diz ele.
Há várias razões para isto aconteceu, diz ele, não menos do que é o fato de que o mundo da arte tornou-se verdadeiramente internacional. "O que você, como um colecionador quer fazer é ter a melhor arte do mundo, então você não está coletando seus próprios artistas locais mais. Você precisa lidar com o fato de que os artistas estão mostrando em diferentes partes do mundo. Seus estúdios podem ser os EUA, a América do Sul, China, toda a Europa, de modo a quantidade de tempo é sempre limitado. Se você quiser ver e tenha acesso a tanto da melhor arte possível você precisa aceitar o fato de que você tem que confiar na informação digital. "
A idéia é criar um "diálogo" entre as obras e, como Re Rebaudengo aponta, trazendo estes artistas trabalham juntos em um espaço físico seria caro, logisticamente difícil e demorado.Mesmo uma vez que tinha sido feito, apenas um pequeno número de potenciais compradores poderiam ver o trabalho. "Não faz muito sentido para nós ter um espaço físico permanente em uma cidade. É contra a globalização do mercado ", diz ele. Ele prefere gastar tempo e dinheiro para encontrar um grande trabalho.
Re Rebaudengo diz colecionadores comprar cada vez mais objetos que eles não tenham visto, mas é inacreditável que alguém iria gastar £ 10.000.000 em algo que eles não viram, não é? Não é realmente. Julian Roup da Bonhams, outra casa de leilões de Londres, que está vendo um interesse crescente em licitação on-line e possui somente online leilões, diz que, quando começou a vender on-line "nós pensamos que seria para itens de menor valor, mas isso não é mais verdade. As pessoas estão gastando grandes quantidades de dinheiro. Muitas vezes, eles querem ver as coisas na carne, mas nem sempre. Eles podem ter um agente que pode vir e vê-lo. "
Com algumas classes de itens não há absolutamente nenhuma necessidade de ver antes de comprar. Estar na mesma sala, como um caso de vindima Chateau Lafite não acrescenta muito à experiência de comprá-lo. E com estampas, por exemplo, não há necessidade de vê-los. A Sala de leilão está vendendo cópias de Damien Hirst, Richter, Picasso e Chagall, entre outros. "Prints é uma categoria onde você pode obter alguns nomes bastante sucesso de público", afirma Blythe, "e se você conhecer as dimensões e ter um bom relatório condição, então não há necessidade de vê-los." Jóias, diz Blythe, é o colecionador só que as pessoas quase sempre preferem experimentar antes de comprar. (Bonhams renovada HQ, na foto, à esquerda).
Uma coisa que conecta todos os vendedores on-line de sucesso é que os compradores podem confiar neles. Eles estão realmente vendendo exatamente o mesmo serviço que as casas de leilões tradicionais - os seus conhecimentos, a excelência de sua curadoria e sua diligência. "A razão pela qual as pessoas se sentem confortáveis de licitação on-line com as principais casas de leilões é que a coisa que vendemos é proveniência", diz Roup. "Há falsificações lá fora e há mais em certas partes do mundo. Quando você está lidando com a gente, você está recebendo a garantia de borda dourada sobre a proveniência; que um Warhol é um Warhol é um Warhol ".
O mesmo é verdade para os gostos da sala de leilão e Artuner que, apesar de estar on-line, são realmente mais perto em espírito para o martelo-bashers de Mayfair que eBay. Uma nova lei no Reino Unido que protege os compradores em leilões online realmente não vai afetá-los, como eles já prometem reembolsar obras se provar ser falso.
A tendência para a compra on-line só pode crescer. As pessoas estão mais confortáveis com a compra on-line do que eram há 10 anos. As telas também são melhores, e jpegs dão uma boa idéia do que um produto se parece. Como Re Rebaudengo diz, você pode ver a textura da pinceladas em uma pintura. Compra on-line é também um artefato da globalização - os vendedores e os compradores estão em toda parte.
Christie abriu em Xangai e Mumbai no ano passado e diz que as vendas asiáticas aumentaram 44%.Bonhams disse que tem uma presença em 27 países nos cinco continentes. Essa tendência só irá continuar. Além disso, como diz Roup, "a própria tecnologia está criando a demanda. As pessoas podem fazer qualquer coisa em seus tablets e telefones estes dias, e por isso querem poder licitar assim também. "Com riqueza se espalhando pelo mundo como nunca antes, o mercado de arte e outros objetos de valor se torna verdadeiramente global e da demanda para a compra on-line é imparável. Ou como Roup coloca: "Está crescendo como Topsy."
Voltar nos primeiros dias, entusiasta da bolha da internet, Sotheby pulou em leilões on-line, com entusiasmo, a venda de um dos 25 exemplares originais da Declaração de Independência em linha em 2000, a venda foi um sucesso, fazendo com que 8140 mil dólares, muito acima o preço de orientação de US $ 6 milhões. No entanto, ele puxou a ficha sobre um acordo de 10 anos com a Amazônia, depois de apenas nove meses, na sequência de perdas relatadas de US $ 100 milhões. Durante anos, os únicos leilões de bens de elevado valor ocorreu no eBay, que culminou em 2006, quando oligarca Roman Abramovich pagou $ 168.000.000 para um iate de 405 pés no site.
Não era até dezembro de 2011 que Christie correu sua primeira somente online leilão de 973 peças do falecido atriz joias de Elizabeth Taylor, sugerindo no momento em que sua mão foi forçada, pois o número de lotes teria feito uma venda sala de leilão físico pesado .
As jóias vendidas por um total de US $ 9,5 milhões, bem mais de US $ 1 milhão que eram esperados para fazer. Que convenceu tanto Christie e Bonhams que o mundo estava pronto para fazer a sua licitação online. Eles foram provadas certo. Quando vai Sotheby recuperar a sua coragem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário