terça-feira, 23 de agosto de 2011

POSTURA ART E HUMANO

Muito conhecidas, admiradas e cultivadas, mas pouco estudadas

Postura é um conceito literário do futuro?

Dissertação de mestrado traz estudo inédito na identificação de espécies de samambaias

Agência Museu Goeldi – Grupo bastante diverso e representativo para a região amazônica, as samambaias ainda são pouco estudadas no Brasil. Os primeiros estudos sobre o grupo datam de 1898, com Huber, e seguem com poucos trabalhos acerca de sua anatomia e identificação. E foi para tentar cobrir esse hiato na pesquisa que Ana Carla Feio dos Santos fez sua dissertação de mestrado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – área de concentração Botânica Tropical, mantido pela parceria do Museu Emílio Goeldi e a Universidade Federal Rural da Amazônia.

Defendida em fevereiro de 2011, a dissertação de Ana Carla tinha como objetivo caracterizar a anatomia de folhas estéreis e rizomas (tipo de caule) do gêneroElaphoglossum Schott ex J. Sm (Dryopteridaceae) - pertencentes ao grupo das samambaias. Também era intuito do estudo encontrar os locais de produção e/ou acumulação dos compostos bioativos (químicos) da lâmina foliar de três espécies do gênero, para identificar as principais características que distinguem as espécies.

Assim, pretendia-se subsidiar estudos taxonômicos do gênero, estabelecendo comparações entre as espécies. Isso porque, segundo a nova mestra, o gênero Elaphoglossum é o que mais necessita de revisão dentre os gêneros de samambaias. A pesquisa teve início em 2007 e foi orientada pela pesquisadora do Museu Goeldi, Raimunda Potiguara.

O foco do estudo - De acordo com a bibliografia utilizada por Ana Carla, o gênero estudado é o segundo maior em representatividade na região amazônica, sendo ainda um gênero pantropical e sul-temperado com grande concentração de espécies nas regiões montanhosas da América do Sul. O centro de diversidade é a América Tropical, mas também ocorre na África, em Madagascar e na Ásia e apresenta mais de 600 espécies.

A maioria das espécies habita formações primárias e são sensíveis às modificações das condições do ambiente, ocupando habitats diversos e sendo essencialmente um gênero epifítico, embora alguns representantes sejam terrestres ou rupícolas (que vive sobre paredes, muros, rochedos ou afloramentos rochosos).

No Brasil, há registros de 76 espécies na flora brasileira, com destaque para as florestas primárias. Já no Pará, “a flora de samambaias e mais especificamente do gênero Elaphoglossum ainda é pouco conhecida quando comparada com a dimensão do estado, mas principalmente pela quantidade de regiões ainda inexploradas”, afirma a nova mestra.

A pesquisa - Nos últimos anos, a flora de samambaias no estado do Pará vem sendo conhecida com trabalhos realizados principalmente em áreas de conservação, como na Ilha de Mosqueiro, na Flona de Caxiuanã, nas Áreas de Proteção Ambiental da Ilha do Combu e, mais recentemente, no Parque Ecológico de Gunma (PEG) - de onde os espécimes estudados por Ana Carla foram coletados.

O Parque é um dos poucos referenciais da flora da Região Metropolitana de Belém, da qual restam cerca de 20% da cobertura original, e está sob proteção integral, apresentado quatro tipos de vegetação que vão da floresta ombrófila densa de terra firme a floresta inundada de igapó e várzea.

Durante o estudo, foram realizadas sete excursões ao PEG (duas em 2009, 4 em 2010 e 1 em 2011) nas quais foram coletados indivíduos completos e bem desenvolvidos das espécies Elaphoglossum discolor,E. flaccidum e E. laminarioides. Parte do material foi destinada à confecção de exsicatas (fragmento ou exemplar vegetal dessecado) e incorporada como testemunho ao Herbário João Murça Pires do Museu Paraense Emílio Goeldi; e a outra parte (rizoma e folhas estéreis) foi processada e submetida às técnicas usuais em anatomia.

Contribuição científica - A partir deste estudo, Ana Carla ressalta que foi possível observar a importância dos caracteres estruturais das folhas e dos rizomas bem como os histoquímicos (constituição química das células e tecidos) da lâmina foliar para delimitação das espécies de samambaiais do estudo. Um destaque durante a pesquisa foi a espécie E. laminarioides, que apresentou maior variação estrutural e histoquímica.

O estudo de Ana Carla é inédito pelo inventário dos caracteres estruturais e histoquímicos nunca antes realizado na Amazônia e nas regiões Norte e Nordeste, e contribui agora para o conhecimento do gênero e das espécies estudadas. A nova mestra aguarda publicação de sua pesquisa na American Fern Journal, publicação de renome internacional com ênfase no estudo de samambaiais, e se prepara para o doutorado mantendo o grupo como foco de estudo.

Parque Ecológico de Gunma

O Parque Ecológico do Gunma (PEG) está localizado na rodovia PA-391, no município de Santa-Bárbara, Região Metropolitana de Belém, situada no nordeste do Estado do Pará. O Parque possui aproximadamente 540 hectares, das quais 400 ha são de flores

Impossível escapar às vésperas da temporada literária! Eles gostam ou não, todos os escritores adotar uma postura sempre que necessário, eles vão ajudar, "nós" em questão compreendendo uma conspiração improvável, mas eficaz, em que o editor, assessor de imprensa, o jornalista publicidade cotovelo, crítico, o livreiro, como para aqueles que rejeitam de antemão qualquer posição, e eles não esperam para escapar suas garras: a rejeição radical é considerada a posturas mais estratégicas. Não há nenhuma maneira para fora. Especialistas para garantir posturologia, muito a sério. Um díptico Jerome Meizoz evidenciado por: Posturas literatura (206 páginas) e The Making of singularidades (282 páginas), os dois ensaios publicados em Genebra, em Slatkine. O autor, professor de literatura francesa na Universidade de Lausanne, que explora as aventuras de postura, Rousseau Annie Ernaux através Ramuz e Pierre Michon e é unido por algum tempo por pesquisadores franceses, Bélgica , Suíça, Quebec, seminários, conferências e publicações têm se dedicado a este assunto nos últimos tempos, o site Fabula é ecoado,; ao lado da Universidade de Liège, CONTEXTOS , Revista Eletrônica sociologia da literatura dedicada a uma abordagem literária social, dedicou a sua entrega antecipada de "postura. Usa gênese e limites de um conceito "e ao lado da Universidade Católica de Louvain, da revista Literary Interferência / interferência Literárioé dito para explorar o conceito através de uma série de estudos de escritores- jornalistas pertencentes a fases muito diferentes de a evolução do relacionamento entre mídia e literatura.Mas podemos dizer, escrever e torcer em todas as direções, a "posição" termo faz um som pejorativo. O eco retorna alguns "sham". A postura é inerentemente vergonhoso. Sociologia da literatura recente, o conceito tem destacado da "atitude" para crescer com Alain Viala para "uma forma de ocupar uma posição" e agora com Jerome Meizoz e outros para uma encenação de autor por si mesmo e outros, regidos por permitir uma posição dramática si. Individual ou colectivamente, romântico, surreal, Zutistes, futuristas e situacionistas são especialistas conduta de vida são parte de uma "latitude postural" , cada Grupo de escritores "não jogar sob sua própria partição. História literária está cheia de modelos postural, temos apenas de olhar para explorar os recursos

simbólicos da tradição: Houellebecq a idolatrar a sua Clement cão desenvolvido para integrá-lo em seu caráter como um escritor não tem nada a invejar ao Gerard Nerval de pé a sua lagosta em uma trela nos jardins do Palais Royal, que surpreendeu é surpreendente ("Pelo menos ele não late!"). Kessel como aventureiro e Cendrars no backpacker seus herdeiros pode contar em cada retorno. Ainda deve aceitar a premissa segundo a qual quatro: 1. postura é constitutiva de qualquer aparecimento na cena literária, 2. Qualquer autor mostra uma postura consciente ou não, 3. Não sem uma postura poética. 4. Não tem direitos autorais, sem uma postura, e não um ator sem uma máscara. Nem representa qualquer artifício neste caso, a auto-imagem que reflecte tanto uma questão estética do poder no meio ou a vida literária, como nós não ousa dizer, preferindo falar de "campo literário" em cada turno , o suficiente para exasperar o fantasma de Pierre Bourdieu (por um estranho fenômeno, a proliferação de campos em França contemporânea é uma diminuição do número de agricultores que é inversamente proporcional ao número de sociólogos amadores). Indicadores conhecidos de postura: Nickname (vários autores desta cai a máscara já no segundo romance de admitir que tinha escrito um primeiro sob um nome diferente), Controversy (Nabe), Vestuário (holding Cingria excêntricos, chapéus de Nothomb), doença (Rousseau e Proust morrendo suas vidas em sua correspondência) Gestos, fala ... As mudanças de postura, se adapta, muda a sua recepção e, se não tiver sucesso com o público, aumenta a responsabilidade Autor dobra sob o peso de sucessivas máscaras e posturas (Sollers). Sabemos que a vida literária longe de literatura e um livro que deve ser separado do barulho que faz. Além disso, nãodespeje na história eo trivial, os elementos de postura deve ser ligada com os escritos do escritor quando articulado com suas ações. Para o uso crítico do conceito de postura na condução é constante e um discurso; tudo o que seu produto de trabalho directamente autobiográfico (Memórias, histórias, cartas, diários, auto-ficção) faz parte de uma auto-construção. Jerome Meizoz ansiosos para observar as posturas da temporada literária, "Especialmente como novo réélaborent de um repertório historicamente acumulado postural, novas maneiras de identificar-se diante de uma platéia. Estou particularmente interessado, diz ele, sexo, sendo institucionalizado no século XX, a entrevista com o autor. Tentei recolher um corpus para encontrar as constantes. Há postura, principalmente na literatura, porque o direito de entrada para a prática (como escritor) é protegido por algum grau, mas o resultado da publicação (e prestígio da editora).Um escritor, surge de uma vez, pela "magia" do capital simbólico dos editores. "Olhando para o seu material promocional, vemos que o retrato do escritor continua a ser importante, mas nem todos podem pagar os serviços de Nan Goldin e Leibowitz Annie. Os argumentos são geralmente mínimos, a menos que romancistas mundo dedicada entrar em colapso sob preços (Roth, Vargas Llosa). As tampas de volta também estão em sobriedade. Ca é uma única frase (chique, mas arriscado) para um máximo de dez Quanto ao autor, o mínimo sem frescuras:.. data e local de nascimento, trabalhos anteriores, negócio, cidade Isso é tudo Graduados. desapareceu. Embem como patrocínios esmagadora. À meia-noite e Pol, o viés é mais radical: nada sobre o autor. Nem uma palavra. Ea foto não mais, é claro. Isso não impediu que o autor a ocorrência de outros lugares. Este pode ser o efeito da crise, mas o tempo parece passado de John Irving em ação mostrando seus músculos, escapadas de Truman Capote, a capa da revista Time ungiu "o grande escritor americano" e os 300 mil downloads pagos liberdade de novela são o suficiente para Jonathan Franzen à terra na França precedida pela lenda. Mas nunca que os autores da temporada admitir que ele escreveu para posturité?

ART NO AR SAMAMBAIA

OLEO ART NA AMAZONIA

Transformar a Universidade Federal do Pará em um centro de produção de biodiesel. Essa é a intenção dos parceiros Eletrobras/Eletronorte, que apoiam o Projeto "Investigação do potencial de oleaginosas da Amazônia como matéria-prima para a produção de biodiesel", desenvolvido pelo curso de Engenharia Química da UFPA. O reitor Carlos Maneschy recebeu na tarde desta segunda-feira, 22, representantes das empresas para discutir as possibilidades de futuro da pesquisa.

Participaram da reunião o arquiteto Marcel Campos, representante da rede de associações e cooperativas de recicladores Recicla Pará, e o professor Ércio Lima, gerente do setor de Universalização da Energia, da Eletronorte. De acordo com o que explicaram os parceiros, a ideia é aproveitar os recursos já instalados na Universidade para não apenas pesquisar e testar, como também produzir biodiesel na região.

Usinas - A UFPA, atualmente, conta com o aparato de duas usinas de produção de biodiesel a partir do óleo de dendê, construídas com recursos da Eletrobras/Eletronorte, que integram o Projeto da Engenharia Química, coordenado pelos professores Luiz Ferreira de França e Nélio Teixeira Machado. Uma das usinas tem o potencial para a produção de 500 litros diariamente, por meio do processo denominado craqueamento. A outra usina pode produzir até 1500 litros por dia, pelo processo de transesterificação.

A proposta da empresa é manter as usinas em funcionamento na UFPA, com finalidades acadêmicas e de faturamento, criando, assim, um empreendimento autossustentável. A matéria-prima seria o próprio óleo de dendê ou óleo de resíduos, como aquele que sobra após frituras na cozinha. Esse material seria coletado e fornecido às usinas por meio de parcerias com associações de catadores. O combustível seria utilizado não apenas em pesquisas, como também em experiências para a movimentação de ônibus circulares dentro do Campus.

Solução sustentável - O reitor Carlos Maneschy mostrou-se receptivo à ideia e sugeriu, ainda, a utilização do biodiesel para alimentar grupos de geradores de energia elétrica dentro do Campus. “Estaríamos resolvendo um problema real com uma solução sustentável e, ainda, gerando renda a grupos socialmente excluídos, como o de associações de catadores”, assegura o reitor. Carlos Maneschy afirmou, também, que a Universidade acabou de adquirir dois ônibus para atender à demanda interna de transporte, mas teria bastante interesse em adaptá-los para o sistema de biodiesel.

Os representantes da Eletrobras/Eletronorte esclareceram que isso pode ser feito com a cooperação de empresas locais de ônibus e de multinacionais, como a Petrobras, podendo, ainda, criar um exemplo de preservação ambiental e transferência de tecnologia a ser seguido em todo o Estado. O próximo passo para transformar o Projeto em realidade, de acordo com Ércio Lima, é estudar as possibilidades em reunião com o corpo docente do curso de Engenharia Química para, em seguida, começar a jornada em busca das parcerias.

Cama do quarto de dormir 'store'

Nenhum comentário: