domingo, 14 de abril de 2013

paisagem antropogênica amazônica

Palestra sobre paisagem antropogênica amazônica

Agência Museu Goeldi - No dia 12 de abril, de 9h às 12h, acontece no Museu Paraense Emílio Goeldi a palestra "Antrossolos e a Paisagem Antropogênica da Amazônia", ministrada pelo Dr. Morgan Schmidt, bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI/MPEG). O evento será na sala 1 da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa, localizado à Av. Perimetral, 1901.
Na palestra, os principais tópicos abordados serão o processo de formação da terra preta e as feições topográficas em assentamento antigo, além da apresentação de pesquisas recentes na região do Alto Xingu, Amazônia Central e Rio Trombetas. O evento é gratuito e não é necessário inscrição para participar. 

   

UFPA já coloca em prática direito à isenção de taxas, sancionado em lei federal

Uma nova lei, sancionada pela presidenta Dilma Roussef, dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior brasileiras. A Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013, visa garantir o direito de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica a participarem de concursos vestibulares sem que precisem pagar taxas.
De acordo com o pró-reitor em exercício de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA), professor Mauro Magalhães, tal lei vem completar a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que regulamenta o ingresso de estudantes no ensino superior pelo sistema de cotas e garante a concorrência diferenciada na disputa pelas vagas ofertadas no vestibular das universidades públicas a estudantes que possuem renda comprovada de até 1,5 salário mínimo.
Já em prática - No Processo Seletivo 2013 da UFPA (PS 2013), a Lei de Cotas já foi colocada em prática, e a UFPA já garante a isenção de taxas em qualquer processo seletivo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).  No PS 2013, por exemplo, dos 77 mil inscritos, 12 mil candidatos foram isentos da taxa, sendo esse total correspondente a 100% da quantidade de pedidos de isenção solicitados à UFPA neste processo, todos feitos por estudantes cadastrados no CadÚnico. “Com a nova lei, o direito de isenção vai além do CadÚnico e deverá ser garantido por todas as instituições públicas de ensino superior”, afirma o pró-reitor.mercearia, vegetais, produtos alimentares, frescos
Segundo o que dispõe a Lei nº 12.799/2013 , as universidades poderão adotar critérios para a isenção total e/ou parcial de taxas de inscrição em processos seletivos. O professor Mauro Magalhães explica que a lei ainda será analisada pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), mas adianta que a Instituição pretende manter a inscrição no CAdÚnico como critério de garantia da isenção por conta desta inscrição ser uma forma de comprovar a renda de até 1,5 salário, renda mínima necessária para que o candidato possa ser isento de taxas para a participação em certames na UFPA.
Confira aqui a nova Lei nº 12.799/2013.
Demanda do Pico do Petróleo já é um problema enorme

Nenhum comentário: