segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Informções e design

Aula Inaugural do Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados a Educação de Surdos.
A Coordenação do Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados a Educação de Surdos por meio do Ofício nº 04/2011-CELAES, convida os discentes matriculados a participar da aula inaugural que acontecerá dia 14/01/2011 às 18 horas  no Auditório do Campus Soure. Reiteramos que na aula inaugural ocorrerá a orientação acadêmica e a entrega do material do curso.

Prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo da Especialização em Língua Inglesa.

Informamos aos interessados em ingressar no Curso de Especialização em Língua Inglesa que o prazo para inscrição para o processo seletivo fora prorrogado para o dia 28 de janeiro de 2011. Fique atento aos prazos abaixo:

Análise de Currículo: 01 a 04/02/2011.
Entrevistas:07 a 08/02/2011.
Resultado: 09/02/2011.

Fique atento aos Projetos previstos para o Campus Soure nos itens "Pesquisa e Extensão" e "Quadro de Avisos".

Segredos do passado: Guerrilha do Araguaia emDestaque
Estudos que buscam revelar um pouco mais da história de um dos fatos mais traumáticos da história recente da Amazônia são apresentados ao público na nova edição do Destaque Amazônia, jornal do Museu Paraense Emílio Goeldi
Agência Museu Goeldi – Durante a Ditadura Militar, vários partidos políticos e organizações de esquerda optaram pela luta armada. Nos conflitos rurais, o mais importante foi a Guerrilha do Araguaia. Ocorrida no início da década de 1970, a guerrilha teve este nome por ter sido travada em locais próximos ao rio Araguaia, na divisa entre Pará, Maranhão e, hoje, o estado do Tocantins. Como resultado do conflito, foram registrados 76 mortos, dos quais 59 militantes do Partido Comunista Brasileiro (PC do B)  e 17 recrutados na região. Também por isso, acabou se transformando no principal confronto direto entre o Regime Militar e a esquerda armada.
Assim, a edição de janeiro do informativo do Museu Paraense Emílio Goeldi, Destaque Amazônia, é especial, e trata de estudos desenvolvidos por pesquisadores e bolsistas da instituição na região do Araguaia. E é nesse local onde o Grupo de Trabalho do Tocantins (GTT), criado no âmbito do Ministério da Defesa, desenvolve diversos estudos sobre esse recente acontecimento na história da região amazônica.

Projeto vai mapear o uso da terra na Amazônia
Pesquisadores da Embrapa apresentaram ao Banco Mundial o Projeto TerraClass, uma iniciativa da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e Instituto de Pesquisa Espaciais – Inpe. O projeto TerraClass prevê a classificação das áreas desmatadas em todos os municípios.

 
esta carton by Biratan

Nenhum comentário: