quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Internet design

WikiLeaks inspirou KanariLeaks nas Ilhas Canárias, uma organização sem fins lucrativos que pretende se tornar uma plataforma para alguém anonimamente divulgar documentos não podem, normalmente aparecem na mídia tradicional.
O portal, em www.kanarileaks.org estar totalmente operacional nos próximos dias, começou a ser revelado nesta segunda-feira através de redes sociais como Twitter e Facebook.

"Nas Canárias há tanta corrupção a que aspiramos ser uma saída para os documentos de fãs da empresa e qualquer questão de interesse do sigilo e anonimato, sob a premissa de que a informação é livre", disse à Efe um dos promotores Portal, que por enquanto prefere não revelar sua identidade.
KanariLeaks participar de um grupo de profissionais, outros activos e desempregados, que decidiram disponibilizar informações sociedade canária sem mídia pré-filtro, e estes também foram convidados a fazer uso irrestrito dos documentação são publicados. 
=====
É grande a chance de o jogo de copos que você usa no dia a dia ser finlandês ou inspirado no design da Finlândia, país que ocupa o primeiro lugar do Índice de Prosperidade Legatum de 2009, baseado no desempenho econômico e na qualidade de vida. A Fiskars, maior grupo empresarial desse país nórdico, que soa distante e tem temperatura de zero grau no final de março, começou produzindo uma tesoura há 360 anos que determinou o desenho do cortante indispensável. O celular Nokia e o SMS (Short Message Service) também combinam tecnologia e design made in Finland.
O maior expert em gestão de design desse país que há 60 anos contribui criando e reformulando inúmeros objetos de nosso cotidiano, o professor Mikko Koria, finlandês, naturalmente, esteve no Brasil. Arquiteto de formação, professor de economia e gestão do design, Koria leciona business voltado ao design na Aalto University (www.aalto.fi), criada em janeiro último: “Unificamos a Universidade de Tecnologia, a Helsinki School of Economics e a Universidade de Design de Helsinque, que tem mais de 138 anos, para fundar a Alto University com foco em promover e unificar design, tecnologia e business. É uma nova área chamada service design.” A universidade homenageia o maior arquiteto e designer do país, Aalvar Alto (1898-1976), um dos papas da estética utilitária despojada, que já na década de 1930 havia criado alguns ícones aclamados até hoje, baseados no diktat da Bauhaus: a forma segue a função.

"Em 2012, Helsinque será a capital do design mundial"
WISA Wooden Design Hotel, em Helsinque, arquitetura de Pieta-Linda Auttila

Simpático, ele diz rindo que nasceu onde “onde Judas perdeu as botas”, mas se tornou um homem do mundo. Nos anos 1970, sua família se mudou para o Brasil (“meu pai trabalhava na Jaakko Poyry, maior multinacional finlandesa na área de engenharia”) e Koria cursou três anos de Faculdade de Arquitetura na FAU, em São Paulo. Sem sotaque, diz: “Também morei em Portugal, Moçambique, Espanha, Sri Lanka, Nigéria. Vivi 12 anos em países lusófonos com a família e depois profissionalmente. A cada quatro anos visito o Brasil, tenho muitos amigos aqui.”
Sobre o assunto que domina, revela: “Atualmente, o grande valor do design é poder criar um futuro melhor. Na Finlândia, design não é somente o objeto utilitário. Com design podemos desenvolver produtos inovadores que prestam serviços, criam bem-estar social e ajudam o meio ambiente. Entramos na era do service design, na qual o design está incorporado a todas as atividades da sociedade. Hoje é fundamental pensar ao redor dos produtos. Essa é a grande inovação: o que o raciocínio finlandês tem a oferecer à sociedade atual.”
Helsinque será eleita a capital do design mundial em 2012. Na ocasião, haverá uma série de eventos, exposições e debates sobre esta área que a Finlândia lidera e tem no professor Koria um de seus mentores contemporâneos.

"As indústrias sofisticadas não vendem mais apenas o produto, vendem o benefício"

Nenhum comentário: